O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) criticou, nesta quarta-feira (19), as declarações do governador Paulo Câmara (PSB) e do também deputado federal João Campos (PSB) sobre o acidente no metrô do Recife. Segundo Daniel, os políticos do PSB estão fazendo 'demagogia' com o assunto.

"É impressionante a demagogia do PSB, do governador Paulo Câmara, do candidato dele João Campos sobre o metrô do Recife. A situação do metrô é uma vergonha, de abandono, um serviço de péssima qualidade e isso tem de ser cobrado. É papel de todos nós e a sociedade tem que ficar altiva sobre esse assunto. Mas não dá para aceitar que o PSB, a gestão deles, esteja devendo R$ 100 milhões ao metrô do Recife de dinheiro que foi arrecadado da passagem do povo e ainda queira fazer demagogia em cima", afirmou Daniel em vídeo publicado em suas redes sociais.

Na terça-feira (18), Paulo Câmara afirmou que vai procurar o novo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PSDB-RN) para cobrar um posicionamento da União sobre a colisão entre dois trens que ocorreu registrada na estação Ipiranga da linha Centro do modal e deixou dezenas de pessoas feridas.

"A gente não pode trabalhar com improviso numa ação e num transporte que envolve tantas pessoas. Estamos fazendo um investimento e uma busca muito grandes para melhorar o serviço de ônibus, que é de responsabilidade do Estado, e vamos exigir que o governo federal também cumpra a sua obrigação em relação ao metrô, porque esse é um tema que também envolve mais de um milhão de pessoas diariamente que circulam de ônibus e metrô e precisam ter um tratamento digno por parte dos governantes", afirmou o governador, lembrando que o Procon e a procuradoria do Estado foram autorizados a investigar o caso.

Para Daniel Coelho, o problema está no fato de o Estado, segundo ele, dever dinheiro ao metrô. "Ninguém quer isentar a responsabilidade que cada um tem nesse processo e principalmente o governo federal, mas não posso aceitar que quem está devendo R$ 100 milhões à empresa faça demagogia barata sobre esse assunto. Paulo Câmara pague o que deve ao metrô para poder falar do assunto", afirmou o deputado.

Há na Justiça, hoje,  uma ação para que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) regularize os repasses dos valores referentes à arrecadação do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Por conta das integrações entre os terminais e as estações, a bilhetagem eletrônica deveria ser objeto de uma partilha tarifária entre ônibus e metrô, mas há um passivo até 2017 que precisa ser pago à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Daniel Coelho é pré-candidato a prefeito do Recife e deve disputar contra João Campos nas eleições de 2020. João, nesta quarta-feira (19), protocolou um pedido de informação na Câmara dos Deputados para que o governo Jair Bolsonaro responda questões como as justificativas técnicas que comprovam os aumentos da tarifa do metrô e qual a despesa do governo federal com o Metrorec, entre outros pontos.

JC

Comentários

أحدث أقدم