PIB: Ministério da Economia Aponta Melhora Substancial

Após a divulgação de que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 1,1% em 2019, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia informou que a atividade manteve sua trajetória de alta e que a composição do indicador apresentou melhora substancial.
O dado do ano passado, apresentado nesta quarta-feira (4) pelo IBGE, é menor do que o projetado inicialmente pelo mercado e consolidou 2019 como o terceiro ano seguido de fraco crescimento da economia brasileira.
– A composição do PIB indica uma melhora substancial, com aumento consistente do crescimento do PIB privado e do investimento privado, de forma que a economia passa a mostrar dinamismo independente do setor público – disse a secretaria por meio de nota.
O ministério afirma que o aumento no consumo das famílias e do investimento, acompanhado por uma queda do consumo do governo, reforçam tendência de crescimento do PIB privado em substituição do setor público.
De acordo com os dados do IBGE, o consumo das famílias cresceu 1,8% em 2019. Os investimentos registraram alta de 2,2%. No sentido oposto, o consumo do governo recuou 0,4% no período.
– Os resultados melhores do setor privado são reflexos da política econômica que foca no aumento da produtividade, corrigindo a má alocação de recursos e fortalecendo a consolidação fiscal – diz a nota.
Folhapress

Comentários

أحدث أقدم