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FOTO: BRUNO CAMPOS / JC IMAGEM |
Apesar disso, o que se observa nas ruas do Recife é pouca movimentação de ônibus e uma grande espera nas paradas. O encontro da Avenida Conde da Boa Vista com a Avenida Guararapes, por exemplo, que geralmente possui movimentação de veículos normais, amanheceu tranquilo e prático vazio nesta terça.FOTO: BRUNO CAMPOS / JC IMAGEM
Empresários de ônibus garantem que vão colocar 70% da frota nas ruas
Por conta da greve, o setor empresarial garantiu que vai colocar 70% da frota de ônibus nas ruas nesta terça-feira (22) . Esse percentual seria para os horários de pico da manhã (5h às 9h) e da tarde (16h às 20h) e representaria quase dois mil coletivos nas ruas. Sem restante do dia a meta é operar com 50% da frota.
O setor empresarial, inclusive, está recorrendo à Justiça do Trabalho para garantir a oferta do serviço durante o movimento. A qualquer momento do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT 6ª Região) pode se posicionar sobre uma liminar. A Urbana-PE quer uma garantia de 70%. “Vamos sair com os ônibus. Estaremos com 70% da frota nas ruas. Nossos clientes não podem ser mais prejudicados, ainda mais numa época dessas, em meio a uma pandemia e às vésperas do Natal. Já são 15 paralisações realizadas este ano. É demais ”, crítica o presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira.
O setor empresarial aposta, ainda, nas três liminares judiciais que possui e que impedem o bloqueio das garagens das empresas Metropolitana, Transcol e Pedrosa. As decisões provisórias concedidas pela Justiça do Trabalho, proíbem os grevistas de bloquear a saída das garagens, embora reconheçam o direito à manifestação.
Metrô do Recife amplia horário de pico durante a greve dos rodoviários
Buscando diminuir o impacto para os passageiros, na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) vai ampliar o horário de pico do Metrô do Recife em uma hora, tanto pela manhã quanto no fim do dia, enquanto durar a paralisação.
De acordo com a CBTU Recife, uma medida de visto beneficiário dos passageiros proporcionando mais viagens de trens, para facilitar o deslocamento no Grande Recife. Os horários de pico do sistema são definidos de acordo com o número de passageiros transportados e, consequentemente, possuem uma maior quantidade de trens em operação.
Pela manhã, horário de pico se estenderá até 9h30. Sem final do dia, até 21h. Mesmo transportando praticamente metade dos passageiros do pré-pandemia, como as pessoas que usam o sistema metroviário também devem se para enfrentar transtornos com a superlotação dos trens.
Greve dos cobradores e motoristas no Grande Recife
A greve dos rodoviários nesta terça-feira (22) foi aprovada por unanimidade durante a reunião na manhã do último dia 16 de dezembro, e validada na segunda rodada da assembleia da categoria. A categoria, inclusive, garante nem querer fazer negociação. Diz que foi enganada diante da Justiça no fim de novembro, quando uma greve tinha sido aprovada para acontecer às vésperas do segundo turno das mudanças municipais e foi suspensa devido a um acordo.
"Estamos fazendo a greve porque os patrões e o governo do Estado não nos deram outra alternativa. Não respeitaram sequer a Justiça. Descumpriram todos os acordos. Agora, vão ter que cumprir o acordado através da nossa greve. Chegou o momento de nós darmos a nossa resposta. Queremos um bom salário, um bom reajuste, mas a nossa greve é por muito mais do que isso. É por dignidade e respeito ", afirmou Aldo Lima, presidente do Sindicato dos Rodoviários.
O acordo citado pelo presidente dos rodoviários é o que foi firmado numa audiência de conciliação mediada pelo TRT 6ª Região, no qual o governo de Pernambuco se comprometeu, via portaria (167/2020), a fazer valer a Lei Municipal do Recife 18.761 / 2020 , que proíbe a dupla função de motoristas nos ônibus da capital, e a exigência de um cobrador por linha operada em toda a RMR. Mas, dias depois, a lei da dupla função foi suspensa por inconstitucionalidade pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) após receber um parecer, também de inconstitucionalidade, da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Diante desse cenário, o governo de Pernambuco suspendeu a Portaria 167/2020, que era a aposta dos motoristas e cobradores para acabar a dupla função nos ônibus da RMR. Atualmente, 70% das linhas do sistema da RMR operam sem cobradores e 2.416 motoristas acumulam a função de cobrador, ou seja, recebe dinheiro e passam troco além de dirigir. Além disso, os rodoviários também alegam que os empresários de ônibus desrespeitaram outros pontos do acordo, como a garantia de emprego de seis meses e o pagamento do reajuste salarial retroativo ao mês de julho.
Os empresários de ônibus, por outro lado, criticam a decisão de greve dos rodoviários e garantem que estão cumprindo o que foi acordado diante do TRT. Que a lei da dupla função perdeu o valor porque foi considerada inconstitucional pelo TJPE e pela PGE.
JC
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