FOTO: YACY RIBEIRO / JC IMAGEM

 Nesta sexta-feira (02/05) será discutido o aumento das passagens dos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife. E o passageiro deve esperar pelo aumento. Já que a reunião acontecerá, ele está praticamente certo. Embora seja um colegiado, historicamente o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) segue o que recomenda o governo de Pernambuco. E o Estado defende o reajuste médio de 8% na tarifa, o que jogará o Anel A para R $ 3,75, e, como compensação, a criação do Horário Social, com a passagem mais barata em R $ 0,40 nos horários fora -pico.

Houve um pedido de adiamento da reunião feita pela Promotoria de Transporte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), mas o Estado não atendeu. E a reunião acontecerá. Será remota, pela plataforma Zoom Meetings, às 8h30 em primeira convocação, e às 9h, em segunda. Na pauta, três assuntos, dois deles administrativos (posse de conselheiros e eleição de comissões), e uma revisão da tarifa para 2021. A imprensa, como tem acontecido desde o início da gestão do PSB no Estado, não pode acompanhar.

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Aumento das passagens para 2021 - ARTES JC

O CSTM é um colegiado com 24 representantes, mas apenas oito da sociedade civil, representados, idosos, estudantes e pessoas com deficiência. Os outros são ligados à gestão pública, à operação e ao Legislativo. A composição é a seguinte: Governo do Estado (6 representantes), Prefeitura do Recife (1), Prefeitura de Olinda (1), Assembleia Legislativa (1), Câmara de Vereadores do Recife (1), Câmara de Vereadores de Olinda (1 ), empresários de ônibus (1), Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU (1), Sindicato dos Rodoviários (1), Sindicato do Transporte Complementar do Recife (1), usuários do sistema (4), estudantes (2), pessoas com deficiência (1) e idosos (1). Ou seja, uma composição com mais representatividade do poder público e que historicamente fecha com o governo do Estado.

O governo de Pernambuco vai apresentar uma proposta de redução do valor das passagens nos horários para o pico nos ônibus da RMR e aumentar em 8,7% o Anel A, que passaria de R $ 3,45 para R $ 3,75. A redução nos horários de menor movimento no sistema - das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30 - seria de R $ 0,40 e estaria atrelada ao pagamento com o cartão VEM Comum - utilizado por 40% dos passageiros do sistema. No chamado horário social, o Anel A cairia de R $ 3,75 (sendo aprovado o reajuste de 8,7%) para R $ 3,35, e o Anel B, de R $ 5,10 (considerando o aumento proposto de 8 , 5%) para R $ 4,60.

YACY RIBEIRO / JC IMAGEM
O Estado defende o reajuste médio de 8% na tarifa, o que jogará o Anel A para R $ 3,75, e, como compensação, a criação do Horário Social, com a passagem mais barata em R $ 0,40 nos horários fora- pico - YACY RIBEIRO / JC IMAGEM

Nos demais horários do dia, o anel A passaria a custar R $ 3,75 e o anel BR $ 5,10, com percentuais de acréscimo de 8,7% e 8,5%, respectivamente. O Estado destaca que os índices são menores do que a acumulada de 2019 e 2020, que foi de 9%. Vale lembrar que em 2018 e 2020 - anos de eleição - não houve revisão tarifária. O modelo do Horário Social é semelhante ao adotado recentemente em Curitiba (PR) e em Fortaleza (CE), chamado Tarifa e Hora Social, respectivamente. Os empresários de ônibus defendem um reajuste de 16%, que elevaria o Anel A para R $ 4.

QUEM DEFENDE O QUÊ
O governo de Pernambuco e os empresários de ônibus vão defender, cada um, suas propostas. Com a diferença que o Estado conta com o apoio da grande maioria do conselho. A tentativa de evitar o reajuste será comandada pela sociedade civil, pontualmente pela Frente de Luta Pelo Transporte Público (FLTP) e pela Frente dos Usuários do Transporte Público. Também contará com o apoio do MPPE, que, segundo o promotor Felipe Menezes, estará presente e tentará, ainda, reduzir o índice de aumento ou, ao menos, adiar a entrada em vigor.

“A proposta do aumento foi mantida e será levada à reunião do CSTM no dia 5. Mas estarei presente para discutir alternativas: o possível adiamento do reajuste ou redução do percentual de aumento sugerido pelo governo”, explicou o promotor de Justiça de Transporte, André Felipe Menezes, em entrevista à Coluna Mobilidade no dia 01/2. A FLTP também já protocolou o pedido de congelamento da tarifa e adoção do Horário Social. A FLTP aprova uma iniciativa sem o reajuste da passagem nos outros horários. “Não podemos aumentar o aumento de passagem nesse momento de pandemia, de superlotação, de demissão dos cobradores e nenhuma melhoria sendo efetivada pelo governo e pelos empresários. Nossos representantes votarão contra qualquer tipo de aumento ”, afirmou a coordenadora da Frente de Luta, Raisa Rabelo.

A FLTP usa alguns problemas antigos e graves do sistema de transporte como argumento para pedir que não se discuta realinhamento ou congele as passagens. Além de citar que estamos no meio de uma pandemia, lembra que a frota foi reduzida pelo Estado sem consulta ao CSTM, que o Sistema BRT e as estações estão praticamente desfigurados e abandonados, que o Simop ainda não entrou em operação e que o Estado até hoje não conseguiu recuperar o controle da bilhetagem eletrônica do VEM, gerida pelos empresários de ônibus. Além disso, que o tempo foi curto para análise dos cálculos realizados para se chegar ao percentual sugerido não só pelo governo, mas também pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE).

FELIPE RIBEIRO / JC IMAGEM
O CSTM é um colegiado com 24 representantes, mas apenas oito da sociedade civil, representativos, idosos, estudantes e pessoas com deficiência - FELIPE RIBEIRO / JC IMAGEM

AÇÕES PROMOVIDAS PELO ESTADO
Na semana passada, diante da pressão de várias instituições sobre a situação do transporte público da RMR - MPPE, RCE-PE e OAB-PE -, o governo de Pernambuco anunciou algumas ações para tentar reduzir a superlotação dos ônibus e terminais integrados nos servidores de pico e de segurança nos TIs.

Começou a ampliar a frota de ônibus de 70% para 81%, com a entrada, imediata, de 255 ônibus e a meta de alcançar 300 veículos até o fim de fevereiro, já que a liberação das aulas presenciais na rede pública e privada geraria uma expectativa de 180 mil estudantes circulando nos ônibus da RMR. Também ampliou a presença de PMs em mais oito TIs.

“Estamos fazendo um grande esforço para chegar aos 2 mil ônibus, o que significaria 81,3% da frota. Também nos comprometemos a ampliar a presença dos facilitadores de embarque em mais terminais integrados, além dos 12 onde já atuavam. E já ampliamos o policiamento nos TIs ”, afirmou o diretor de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM), André Melibeu, em entrevista à Coluna Mobilidade no dia 01/2.

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O Estado defende o reajuste médio de 8% na tarifa, o que jogará o Anel A para R $ 3,75, e, como compensação, a criação do Horário Social, com a passagem mais barata em R $ 0,40 nos horários fora- pico - FOTO: YACY RIBEIRO / JC IMAGEM
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