Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

Apesar das restrições de circulação de pessoas nas praias no litoral do estado, em Porto de Galinhas, neste sábado (6), uma reportagem da TV Jornal identificou uma grande atividade de pessoas na faixa de areia sem estarem praticando nenhuma física, tomando banho de mar e até pescando.

Em Pernambuco, está proibido o funcionamento de atividades não-essencial durante todo o final de semana e nos dias úteis das 20h Às 5h. Nas praias, as pessoas não podem transitar nas faixas de areia, com exceção para a prática de atividade física individual e os frequentadores devem usar máscara de proteção. O uso de som na faixa de areia está proibido, independentemente do horário.

Uma equipe da Secretaria de Defesa Social de Ipojuca encarregada de fiscalização na praia, juntamente com o efetivo da Guarda Municipal. "Estamos voltados para a fiscalização de nossas praias, conscientizando como pessoas e orientando como é bom usar esse espaço consciente, usar a praia para fazer uma caminhada ou atividades esportivas individuais, permanecer pouco tempo na praia, dentro d'água e fazendo o uso consciente ao decreto do Governo do Estado ", explicou o odiretor administrativo financeiro da secretaria, Aragão Pereira Filho.

Um casal de turistas de São Paulo foi abordado pela fiscalização e teve de sair da praia. "Eu acho vergonhoso, porque você vem aqui para consumir em uma cidade que vive 100% de turismo e eu não posso ficar na praia com a minha esposa, tomar uma cerveja, dar um mergulho no mar, vergonhoso", disse Maurício Almeida, representante comercial.

Apesar da queixa, o turista afirmou que os fiscais foram educados na abordagem. "Sempre que nós abordarmos alguém sem máscara nós vamos pedir com educação, tratando bem, que é nossa obrigação tratar bem o ser humano, o visitante, pessoas que visitam a praia de porto de galinhas. Mas que eles usam a máscara, só isso, para que nós podemos conter e fazer algo em prol dessa pandemia que nos assola o nosso Brasil, o nosso estado ", disse Aragão.

Barreira sanitária

Na manhã de sábado (6), a desta Prefeitura de Ipojuca instalou uma barreira sanitária em Nossa Senhora do Ó, na altura do restaurante Rei das Coxinhas, para orientar como pessoas que se dirigiam para a praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco .

A enfermeira Rosângela Alves de Barros, uma das pessoas que passou pela barreira sanitária, considerada como medidas de restrição corretas. "Eu acredito que isso vai impedir a proliferação. Eu acho que as pessoas estão sendo bem orientadas quanto a esse cuidado", resumiu.

Bobby Fabisak / JC Imagem
Bobby Fabisak / JC Imagem
Bobby Fabisak / JC Imagem
Bobby Fabisak / JC Imagem
Bobby Fabisak / JC Imagem
Bobby Fabisak / JC Imagem
Bobby Fabisak / JC Imagem
Bobby Fabisak / JC Imagem
Bobby Fabisak / JC Imagem
Bobby Fabisak / JC Imagem

Rosângela, que é de Brasília, chegou em Pernambuco na quinta-feira (4) e vai permanecer até a segunda (8), mas no final de semana não poderá frequentar uma praia. "É frustrante. A gente conseguiu executar ontem a praia porque foi permitido, mas hoje e amanhã a gente não vai poder usufruir, então a gente fica meio frustrado, porque a gente planejou essa viagem há algum tempo, imaginando que já com a chegada da vacina que não ia ocorrer esse fechamento do comércio inteiro. Mas a gente está se adaptando para não perder o passeio ", afirmou.

Os acessórios comerciais, incluindo bares, restaurantes, quiosques, só podem funcionar nos finais de semana pelo sistema de delivery. O gerente da Bodega do Selva, Fábio Nascimento, foi orientado pela fiscalização para manter apenas um acesso para que os clientes possam receber os produtos, já que não está permitido o consumo no local.

"É necessário, infelizmente a pandemia está tomando conta da situação e existia a necessidade de restrição para evitar a proliferação do vírus e a gente trabalhar de uma forma um pouco mais restrita só com entrega para também tentar manter o ganho também, que é necessário. Além do vírus a gente também precisa sobreviver, comer, se alimentar ".

Situação de Pernambuco

Após confirmar 1.588 novos casos de covid-19 nesta sexta-feira (5), Pernambuco soma 8.916 novas causadas pelo novo coronavírus em apenas uma semana. Os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) apontam que 477 estudos caseiros foram considerados graves, o que representa 5% do total. A forma mais grave da doença costuma evoluir para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), esses casos demandam por internação hospitalar na maioria das vezes.

Dos casos registrados nesta sexta-feira (5), 123, ou 8% do total, são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto os outros 1.465, 92% do total, foram considerados leves. Até esta sexta-feira, o Estado já registrou 306.320 casos da doença, sendo 32.845 graves e 273.475 notas. Levando em consideração os registros dos últimos sete dias, a média de cobertura de relatórios no Estado está em 1.274. O número representa uma queda de 10% na média móvel, indicador utilizado para medir o avanço da pandemia.

A SES-PE também registrou 29 novas mortes nesta sexta. Os óbitos ocorreram entre os dias 9 de julho de 2020 e 04 de março. Em relação a média móvel, a queda no número de mortes foi de 11% nesta sexta, o que indica estabilidade nos registros. Levando em consideração como confirmações dos últimos sete dias, Pernambuco está registrando 25 novas mortes por dia. Até esta sexta, o Estado já perdeu 11.119 vidas para uma doença. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ​​ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

JC

Comentários

أحدث أقدم