A Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes que disputam o Campeonato Paulista se reuniram nesta segunda-feira e decidiram suspender a disputa do Estadual até o dia 30 de março. O período compreende a vigência da fase emergencial e da proibição de atividades esportivas em São Paulo para conter os casos de covid-19. A entidade e os tempos participantes debatem agora um calendário alternativo, em que os jogos completos para o período podem ser realizados em outras dados até o dia 23 de maio.
O Campeonato Paulista tem previsão de ser retomado na quarta-feira da próxima semana, dia 31 de março, com a disputa da oitava rodada. O período de suspensão impactou nos compromissos das rodadas 5, 6 e 7. Segundo nota da FPF, esses jogos "serão reagendados e publicado em momento oportuno", de acordo com a possibilidade das equipes. A FPF garante que o Estadual vai terminar na data prevista, dia 23 de maio.
A FPF convocou uma reunião na última quinta. Na ocasião, um encontro virtual anterior havia decidido que a rodada do fim de semana não seria disputada por causa da falta de tempo hábil em encontrar novas sedes para os jogos. As últimas partidas do Paulistão foram realizadas em 14 de março, um dia antes de entrar em vigor pelo governo de São Paulo uma fase emergencial. Nessa etapa, as atividades esportivas coletivas estão suspensas.
Ao todo, o Campeonato Paulista tem 25 jogos atrasados. Além das três rodadas cheias (5, 6 e 7), há ainda o encontro entre São Bento e Palmeiras, válido pela terceira rodada. A FPF vai tentar encaixar todos esses confrontos nas próximas semanas. O desafio será o de respeitar o tempo de descanso entre uma partida e outra, de 72 horas, e ainda conciliar com outros torneios do calendário. As competições como a Copa do Brasil, Libertadores e a Recopa Sul-Americana estão previstas para as próximas semanas.
A decisão de suspender como próximo rodadas do Estadual veio após a FPF insistir na continuidade da competição ao longo das últimas semanas. A entidade tenta reverter a decisão do governo e até buscou mandar jogos fora do Estado. As investidas por realizar partidas em Minas Gerais e Rio não deram certo após os governos estaduais vetarem a ideia. Outros Estados brasileiros também pararam com o futebol.
Apesar disso, os clubes de São Paulo estão liberados para continuar a treinar pelos próximos dias. O departamento de comunicação da FPF e como equipes vão começar uma campanha nas redes sociais para incentivar o isolamento social, a vacinação e os cuidados com a cobertura-19.
A Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores se reuniram virtualmente nesta segunda-feira. Abaixo, as deliberações deste encontro:
- A Federação Paulista de Futebol e os 16 clubes decidiram por unanimidade suspender a realização das rodadas do período de Fase Emergencial no Estado de São Paulo, especificamente das rodadas 5, 6 e 7 da competição, jogos combinados serão reagendados e publicados em momento oportuno;
- Diante dessas suspensões, a FPF estudou a realidade de calendário dos clubes e apresentados aos participantes. Todos estão de acordo que farão esforços para adequar o agendamento dos jogos;
- O Comitê Médico da FPF, composto por profissionais da federação e dos clubes, reitera a segurança do protocolo de saúde elaborado e aprovado por todos os órgãos competentes;
- A FPF e os clubes, por meio de seus departamentos de Comunicação e Marketing, se reunirão com o propósito de intensificar as campanhas relativas aos cuidados de higiene, isolamento social e vacinação, aprofundar as informações sobre medidas sanitárias de combate à pandemia;
- Por fim, a FPF e todos os clubes participantes reiteram publicamente que o Paulistão Sicredi será retomado a partir do dia 31/3 e o término da competição acontecerá na data prevista, 23 de maio.
إرسال تعليق