![]() |
Foto: Guga Mattos / JC Imagem |
O Governo de Pernambuco reconheceu a situação de emergência para 54 municípios do Sertão do Estado devido à estiagem. O decreto, que é necessário para que as localidades recebam recursos e auxílio, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça-feira (9) e vale por 180 dias. Assim, a situação de emergência durará até o mês de setembro de 2021.
A decisão leva em consideração a seca prolongada e também a chuva insuficiente para minimizar os impactos ocasionados pela situação em anos anteriores. O documento assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) apontou, também, que os moradores das localidades afetadas "não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos , haja vista a situação socioeconômica desfavorável da região".
O decreto de situação de emergência uma situação jurídica especial para que possa ser desenvolvido ações de enfrentamento pelas secretarias do Estado. O decreto é necessário, também, para a solicitação do reconhecimento por parte do governo federal.
Equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco foram deslocadas para todos os municípios da região e realizaram o levantamento da situação de cada um para possível inclusão na lista.
Municípios em situação de emergência
- Afogados da Ingazeira
- Belém do são francisco
- Carnaubeira da Penha
- Moreilândia
- Parnamirim
- Petrolândia
- Santa Cruz da Baixa Verde
- Santa Maria da Boa Vista
- São José do Belmonte
- Tuparetama
- Verdejante
JC
Postar um comentário