![]() |
Ao todo, uma operação cumpre oito mandados de busca e apreensão em Pernambuco expedidos pela Justiça do Rio. - FOTO: REPRODUÇÃO / SBT RIO |
Uma empresa com sede no Recife é alvo de uma operação que envolve as Polícias Civis de Pernambuco e Rio de Janeiro, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (22). Uma companhia teria oferecido doses da vacina de Oxford / AstraZeneca contra a covid-19 a pelo menos 20 prefeituras de todo o Brasil, no entanto, não as entregaria jamais. Assim, uma ação definida como golpe pelos policiais fluminenses.
Ao todo, a operação, batizada de 'Sine Die', cumpre oito mandados de busca e apreensão em Pernambuco. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal Especializada do RJ. Não há informações sobre o cumprimento de mais mandados em outras unidades da federação.
Promessa de meio bilhão de doses
Segundo a Polícia Civil fluminense, Montserrat Consultoria, com sede no bairro de Casa Forte, na Zona Norte da capital pernambucana, dizia ter um lote de meio bilhão de doses do imunizante produzido pela FioCruz no Brasil. Apesar da tentativa de golpe, um PC-RJ ainda não sabe se algum município chegou de fato a efetuar o pagamento e transferir quantias milionárias à organização.
Nas reuniões com os prefeitos, eles se passavam por representantes da Ecosafe Solutions, sediada na Pensilvânia (EUA). Recém-criada, uma companhia utilizava como endereço um escritório de coworking e ocultava os dados de registro de seu site.
Para que as prefeituras recebam as supostas vacinas, os pedidos enviados pela Montserrat previam que as gestões municipais executem o pagamento antecipadamente por meio de um tipo de remessa internacional chamada swift ou por carta de crédito no momento da suposta postagem das doses em Londres.
JC
إرسال تعليق