![]() |
| FOTO: BOBBY FABISAK / JC IMAGEM |
Um curto-circuito no sistema de alimentação elétrica entre as estações Recife e Largo da Paz trouxe transtornos para passageiros que usam uma Linha Sul do Metrô na manhã desta segunda-feira (19). Segundo informou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), às 10h30, esta linha fechada e sem previsão de abertura.
A Linha Centro do Metrô também sofreu pequena alteração, abrindo às 5h45 e não no horário normal, às 5h. O atraso se deu por conta de um problema na energização da subestação localizada na Estação Recife. Apesar disto, a linha funciona nesta manhã.
Não Terminal Integrado de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, passageiros se aglomeram na parada do ônibus TI Cajueiro Seco - Rua do Sol, que faz o itinerário semelhante ao metrô. Esta é uma das alternativas encontradas pelos usuários para chegarem a seus destinos. A situação, porém, está longe de ser ideal. "Nós só sofremos. As coisas cada vez mais difíceis. Cheguei aqui e me deparei com a estação fechada, mais uma vez", lamentou o circense Maviael, que utiliza o metrô para se locomover.









Outros problemas
Em 6 de abril, a Linha Sul do Metrô do Recife teve um problema na rede aérea e passou mais de 24 horas sem funcionar, voltando a operar somente na manhã do dia 7.
Com o metrô paralisado, muitos passageiros acostumados a se locomoverem pelo transporte férreo tiveram que enfrentar transtornos ao ônibus alternativos nos terminais integrados. No TI de Cajueiro Seco, por exemplo, o cenário foi de tumulto, muitas reclamações e aglomeração.
Já no dia 12 de abril, o Ramal Camaragibe da linha Centro do Metrô do Recife passou quase a manhã inteira sem funcionar. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma paralisação foi provocada pelas fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) no dia 11. As precipitações derrubaram uma árvore próximo à Estação Curado, na Zona Oeste da capital pernambucana . A árvore ficou encostada nos fios da rede elétrica, que alimenta os trens, além dos galhos terem caído nos trilhos.
Aumento de tarifa
Desde o dia 20 de março a tarifa do metrô passou de R $ 4 para R $ 4,25. Este é o sétimo reajuste das tarifas num intervalo de um ano e oito meses; majorações que já ultrapassam os 80%. Em março de 2019, uma passagem subiu de R $ 1,60 para R $ 2,60 e, de lá até agora, chegou a R $ 4,25.
JC

Postar um comentário