![]() |
| Foto: Divulgação |
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), divulgou o balanço das ações realizadas durante os 14 dias da Operação Quarentena. De acordo com o órgão, as janela de pública fiscalizaram 83.649 obrigatórios em todo o segurança do Estado - desse total, 338 tiveram que ser interditados por descumprir as determinações do Decreto Estadual N ° 50.433. Durante esse período, de 18 de março a 31 de março , 289 pessoas foram conduzidas a uma Delegacia de Polícia Civil, por infração sanitária ao se recusarem a cumprir as regras da quarentena.
"Trabalhamos com todo o empenho para, com a redução da circulação, aliviar a pressão da pandemia sobre o sistema de saúde. Um esforço que precisou decisivamente da colaboração da sociedade. Agora, com a Operação Convivência, mais uma vez esperamos unir forças com a depuração para continuar ajudando a frear a propagação do novo coronavírus ", afirmou o secretário estadual de Defesa Social, Antonio de Pádua.
O Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) registrado durante esse período, 1.961 denúncias de descumprimento da quarentena - uma média de cerca de 140 denúncias por dia. As queixas recebidas pelo telefone 190 referiam-se, em sua maioria, a casos de aglomerações (48,6% do total de chamados atendidos). Em segundo lugar, apareceram os bares que funcionavam a despeito da dada dada por decreto, que representaram 21,32% das denúncias nas quais houve intervenção policial.
Apesar da intensificação do efetivo para conter a circulação de pessoas, um SDS afirmou que um taxa de isolamento social em todo o território estadual chegou a uma média de 43,64%. Das 289 pessoas conduzidas às Delegacias de Polícia Civil, que foram autuadas por infração de medida sanitária, delito previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, a maior parte dos infratores antes antes do Sertão do Estado. Na região, 204 pessoas desrespeitaram as normas de distanciamento social e uso de máscara para conter a pandemia de covid-19.
“Os números de reprodução mostram que uma operação foi muito positiva. Nós podemos atuar em todas as regiões do Estado. Saímos desse período mais intenso de fiscalizações com uma boa perspectiva para iniciar a Operação de Convivência. É importantíssimo a realização das fiscalizações dos órgãos de segurança com a parceria da população para avançarmos do ponto de vista da saúde pública ”, manifesto o chefe executivo Humberto Freire.
JC

Postar um comentário