 |
Kim Jong-un reapareceu visivelmente mais magro Foto: Reprodução/KCNA |
Alvo de especulação há tempos, a saúde do ditador norte-coreano Kim Jong-un voltou ao centro das atenções do mundo, nesta quarta-feira (16), principalmente da Coreia do Sul, que precisa viver ao lado do instável país.O líder de 37 anos reapareceu em público visivelmente mais magro do que da última vez. Para alguns, a aparência de Kim denotava certo abatimento.
Em recentes imagens divulgadas pelam mídia estatal do país, Kim está com os traços do rosto mais fino e seu tradicional relógio de luxo indica que passou por reajustes para ser apertado. Observadores afirmam que o líder, que tem 1,70m e pesava cerca de 140 quilos, parece ter emagrecido de 10 a 20 quilos.
Ainda assim, a analista sênior do Instituto Coreano de Unificação Nacional de Seul, Hong Min, afirma que o mais provável é que o emagrecimento se dê para melhorar a saúde do ditador.
– Se ele estivesse passando por problemas de saúde, não teria saído em público para convocar a reunião plenária do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores – disse, fazendo referência uma das principais conferências políticas do país, que acontece esta semana e dura de dois a três dias.
Kim tem fama de manter uma dieta rica em comidas que não são saudáveis, além de abusar do álcool e do cigarro. Sua família tem um histórico conhecido de problemas cardíacos: seu pai e seu avô morreram em decorrência de problemas cardiovasculares.
A saúde do ditador é tema importante para Seul, Washington, Tóquio e diversas outras nações, incluindo as europeias e asiáticas. Protagonista de diversos episódios de mal-estar com o restante do mundo, um dos pontos que gera preocupação acerca de Pyongyang é o seu programa nuclear – que segue em desenvolvimento e carece de transparência.
Postar um comentário