Você já percebeu que em agosto os ventos costumam ser mais fortes? Não é por acaso que este mês é considerado o das ventanias. O meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Rony Guedes, conversou com a TVJC e explicou o motivo de ventar tanto neste mês. "Naturalmente, o segundo semestre é sempre o período mais quente no litoral nordestino. (...) O principal sistema indutor do vento aqui é a alta subtropical do Atlântico.
Esse anticiclone induz uma canalização do vento em direção a costa nordestina, sempre a partir do mês de agosto. Então, os meses de agosto, setembro e outubro, os ventos são mais intensos aqui no litoral.
Ainda de acordo com o especialista, a média da velocidade do vento é de 11 Km/h no Recife. Já no Agreste, essa médica fica em 13 Km/h e no Sertão ultrapassa os 15km/h.
Maior altura tem ventos mais fortes?
Segundo Rony Guedes, quanto mais alto, mais forte é a força do vento. "Os prédios mais elevados, quanto mais forte você estiver, mais fortes serão os ventos. Nas áreas de morro, os ventos também são mais intensos", explicou.
É normal sentir mais frio neste período?
É sim. "O vento ajuda a diminuir a sensação térmica. Então, agosto ainda está na metade do inverno, com temperaturas baixas, e o vento ajuda a ter essa sensação térmica mais fria. Por isso que no período da noite, temos essa sensação de vento mais frio", explicou o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Postar um comentário