João Doria, Eduardo Leite e Arthur Virgílio são os candidatos das prévias tucanas Fotos: EFE/ Debora Klempous; Foto: Palácio Piratini/Felipe Dalla Valle; Foto: Agência Senado/Pedro França

 Neste domingo (21), o PSDB realiza as prévias para definir quem concorrerá à Presidência da República pelo partido nas eleições de 2022. Ao todo, quase 45 mil filiados devem votar em um dos três candidatos: o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; ou o governador de São Paulo, João Doria.

Esta é a primeira vez que o partido realiza votação prévia para escolher quem concorrerá ao Palácio do Planalto. O modelo foi adotado devido a divergências internas sobre o nome a ser lançado. Mesmo com as tentativas de unificação, não houve consenso.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que as prévias devem ocorrer também nas eleições posteriores.

– As pessoas se acostumam com a incorporação de poder. O PSDB transferiu um poder concentrado, desde a sua fundação, em poucos, e pulverizou esse modelo de decisão para todo o conjunto do partido. Isso não terá mais volta – declarou, em entrevista ao portal G1.

Para Araújo, as discordâncias são naturais em um processo eleitoral, e ele não vê um racha no partido.

– As pessoas falam muito em divisão, em disputa, como se eleição fosse distribuição de beijos e abraços. Eleição é disputa – lembrou.

Na avaliação dos tucanos, a disputa está mais concentrada em Eduardo Leite e João Doria, e não há como prever o resultado.

O pleito teve início às 9h deste domingo e acontece tanto presencialmente, em Brasília, quanto de forma remota. A votação será encerrada às 15 horas, e o resultado deve ser anunciado às 17 horas pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem