a Requalificação do Cais da Aurora Começou Em Maio Deste Ano. Primeiro Trecho Ainda Não Está Pronto - Foto: Guga Matos / Jc Imagem

 

Somente em março do próximo ano devem ser concluídas como obras da primeira etapa de requalificação do Cais da Aurora, que compreende melhorias e instalação de novos equipamentos na Rua da Aurora entre as Ruas Dois de Julho e Capitão Lima, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. A previsão era que o serviço, iniciado em maio passado, terminasse neste mês de dezembro, mas segundo a gestão municipal, houve atraso no repasse de recursos federais que custeiam a intervenção. Nesta terça-feira (28), em outro trecho da via, em frente à Assembleia Legislativa, o prefeito João Campos inaugurou uma área de convivência para estimular a apreciação do encontro dos Rios Capibaribe e Beberibe por moradores e turistas.

A mania de grandeza do recifense, que brinca dizendo que o encontro desses rios do Oceano Atlântico, foi aproveitada pela prefeitura. No novo espaço há um balanço com um pórtico iluminado onde está escrita uma frase "Aqui nasce o Atlântico". Foram instalados também bancos e mesas de madeira, em frente ao Ginásio Pernambucano, ao custo de cerca de R $ 200 mil.

GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM

"A gente sabe que o Rio Capibaribe e o Rio Beberibe se juntam para formar esse grande oceano e resolvemos homenagear essa irreverência recifense na Rua da Aurora. Estamos conversando com as operadoras de turismo para que esse ponto passe a ser um destino novo turístico. Que além do recifense curtir, pode trazer pessoas de outras cidades para conhecer e celebrar o nosso Recife ", destacou João Campos.

Moradora da Rua da Aurora há dois anos, uma assistente social Maria Araújo, 41, aprovou o novo espaço, mas lembrou da necessidade de garantia para que possa ser frequentado pela população. "Está muito bonito. Tomara que haja policiamento pois não me sinto segura para trazer meus filhos para passear na Rua da Aurora. comentou Maria, mãe de duas crianças.

Segundo o prefeito, a Guarda Municipal vai reforçar rondas no novo ponto turístico, uma vez que se trata de patrimônio público. Não está prevista uma vigilância fixa nesse trecho.

O projeto de requalificação do Cais da Aurora abrange da Ponte Princesa Isabel até a Ponte do Limoeiro; e o Cais Sinhá de Menezes, na Avenida Artur Lima Cavalcanti, entre a Ponte do Limoeiro e a Vila Naval. Foi dividido em sete trechos, cada um chamado de varanda. As obras das varandas 3 e 4 são as que iniciaram no primeiro semestre e que estão com cronograma atrasado. De acordo com a prefeitura, o governo federal já repassou cerca de R $ 330 milhões de emenda federal. Falta receber mais R $ 580 milhões.

GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM
GUGA MATOS / JC IMAGEM

"Houve um entrave burocrático junto à Caixa Econômica, isso acabou atrasando o cronograma, mas já foi liberado e está em execução", afirmou João Campos. Ele garantiu que até o final de sua gestão, em 2024, todo o Cais da Aurora estará 100% reformado. Sobre o início das obras nas outras cinco varandas, o prefeito informou que estão na fase de execução do projeto executivo. Só depois disso é que pode haver a captação de recursos para viabilizar os serviços.

Por meio do projeto Calçada Legal houve a requalificação de 3.500 metros de calçadas da Rua daAurora, além de 800 metros de canteiros centrais da via, com investimento de R $ 4,4 milhões. Essa ação está 95% executada, informa a prefeitura.

Na varanda 3, onde fica o obelisco, está previsto ampliação de área verde, com espaço para recreação infantil, requalificação dos decks com mirante para o rio, implementação de uma nova área comercial e área para piquenique. A reportagem do estado esteve nesta terça-feira à tarde no local e não viu nenhum serviço sendo conduzido, apenas o trecho cercado por tapumes. Conforme a prefeitura, a empresa responsável pela obra está em recesso de final de ano e retomará o trabalho na próxima segunda-feira (03).

GUGA MATOS / JC IMAGEM
Skate Park é uma intervenção única que está concluída. Rogério cobra manutenção do espaço - GUGA MATOS / JC IMAGEM

A varanda 4 já tem pronta uma nova pista de skate, o Skate Park. Esse equipamento custou R $ 500 mil e foi construído com dinheiro de uma ação mitigadora. Falta implantar um Parcão, parque infantil e espaço para comércio nessa varanda.

"A pista de skate é excelente, muito bem construída. Falta manutenção pois não há varrição. Sinto falta de segurança para que mais pessoas podem aproveitá-la, embora eu use a pista sem medo. Parte da iluminação queimou, o que deixa o local escuro ", comentou o fotógrafo Rogério Alves, 52, morador da Aurora há 10 anos.

JC

Comentários

أحدث أقدم