Sete em cada dez habitantes de Pernambuco utilizam a rede geral como a principal fonte de abastecimento de água, conforme indicam os dados do Censo 2022 – Características dos Domicílios – Resultados do Universo, divulgados na última sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
No estado pernambucano, 70,6% da população têm a rede geral de distribuição como principal meio de obtenção de água em suas residências, uma porcentagem inferior à média nacional, que se encontra em 82,6%.
Pernambuco figura na 20ª posição do ranking nacional e apresenta o terceiro pior desempenho na região Nordeste, ficando à frente somente de Alagoas e Maranhão. Importante destacar que o Censo 2022 considera a possibilidade de os domicílios terem mais de uma forma de abastecimento de água, mas a pesquisa leva em conta apenas a forma predominante de obtenção de água nos lares.
Fernando de Noronha é o local em Pernambuco com a maior abrangência da rede geral de distribuição, sendo a principal fonte para 94,27% dos moradores, seguido por Cupira (93,75%) e Petrolina (93,68%). Já o município com o menor índice é Poção, onde apenas 1,82% da população é atendida principalmente por meio da rede geral.
Além disso, Pernambuco apresenta o terceiro maior percentual do país de moradores em domicílios sem água canalizada (9,24%). Outro dado relevante é que 5,28% dos pernambucanos vivem em residências onde a água é canalizada exclusivamente no terreno.
إرسال تعليق