![]() |
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a assinatura de decretos, na Casa Branca - 30/1/2025 | Foto: Reuters/Elizabeth Frantz |
O governo Donald Trump mandou um recado velado para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Sem citar nominalmente qualquer integrante da Corte, um órgão ligado ao Departamento de Estado criticou o bloqueio de redes sociais norte-americanas por parte de autoridades brasileiras. No ano passado, a mando do ministro Alexandre de Moraes, o X foi suspenso no Brasil. A ordem durou um mês, até que a rede social acatou às ordens do magistrado, mesmo considerando-as abusivas.
Além disso, há poucos dias, o magistrado determinou a suspensão da plataforma de vídeos Rumble no Brasil.
“O respeito à soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil”, informou o Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental, em um post compartilhado pela conta do X da Embaixada dos EUA no Brasil. “Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com os valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão.”
Aliados de Donald Trump aprovam projeto que lei que pode atingr o ministro do STF
Mais cedo, deputados dos Estados Unidos aprovaram, em uma comissão, um projeto de lei que busca barrar a entrada ou deportar autoridades estrangeiras acusadas de promover censura contra cidadãos norte-americanos em seu país. Capitaneada por parlamentares críticos do STF, a medida pode barrar a entrada de Moraes.
Oeste
Postar um comentário