Lula e Donald Trump Fotos: EFE/Andre Coelho // EFE/EPA/YURI GRIPAS / POOL

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) culpou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pela taxa de 50% imposta aos produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O petista concedeu nesta quinta-feira (10) entrevistas à TV Record e à TV Globo.

– O ex-presidente da República [Jair Bolsonaro] deveria assumir a responsabilidade, porque ele está concordando com a taxação do Trump ao Brasil. Aliás, foi o filho dele [Eduardo Bolsonaro] que foi lá fazer a cabeça do Trump, que começa uma carta tentando fazer um julgamento de um processo que está na mão da Suprema Corte, um processo que não tem julgamento político – declarou Lula à Record.

Durante a entrevista, o petista ainda sugeriu que o presidente americano teria envolvimento nas invasões do Capitólio em 2021 e disse que ele “estaria “sendo processado” se o fato tivesse acontecido em território brasileiro.

– Se o que o Trump fez no Capitólio ele tivesse feito no Brasil, ele estaria sendo processado, como o Bolsonaro, e com risco de ser preso – declarou o petista.

O presidente disse ainda que pensou que a carta de Trump que comunicou a taxação fosse falsa, uma vez que o documento foi enviado por meio da rede social que pertence ao político. O texto, redigido pelo americano, cita decisões judiciais brasileiras que pedem remoção de conteúdo de plataformas dos EUA e as classifica como “ordens de censura secretas e ilegais”.

Sobre isso, Lula disse que, “no Brasil, quem estabelece as regras é o Congresso e o Poder Judiciário”.

– Ele [Trump] não pode ficar dizendo que o Brasil não pode fazer nada com as empresas que não respeitam a legislação – afirmou.

Já na conversa com a TV Globo, Lula classificou a medida dos EUA como “inaceitável” e uma “intromissão” no Brasil.

Isso aqui tem Justiça e a gente está fazendo um processo com presunção de inocência – afirmou o presidente.

*AE

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem