O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante discurso | Foto: Reprodução/Redes sociais

 

A maioria dos eleitores paulistas rejeita a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, indica levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira, 27. Conforme o material, a desaprovação do petista é de 58,2% no Estado de São Paulo, contra 38,1% de aprovação e 3,7% de não souberam/não responderam.

Nos últimos cinco levantamento do Paraná Pesquisas com eleitores de São Paulo, a desaprovação de Lula supera mais da metade. Fora os dados desta quarta-feira, o indicador esteve em 54,2% em novembro de 2024. No decorrer de 2025, a rejeição do atual governo federal foi de 63,1% em fevereiro, também 63,1% maio e 62,4% em julho.

A desaprovação maior que a aprovação não foi a única informação negativa na pesquisa para Lula. Conforme o material, 40,2% dos entrevistados afirmaram que a gestão sob comando do petista é péssima. Já 22% a classificaram como regular. Enquanto isso, 16,5% definiram o governo Lula como bom. Para 11,6% do público consultado, a administração federal é ótima. Além disso, 8,5% dos entrevistados disseram que o trabalho do Palácio do Planalto é péssimo. Por fim, 1,3% não soube responder ou não quis participar.

Natural de Garanhuns (PE), Lula tem o Estado de São Paulo como seu domicílio eleitoral há décadas. Há anos, por exemplo, ele vota em São Bernardo do Campo, no Grande ABC Paulista. Foi na região que ele se tornou líder sindical e, posteriormente, ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores.

O Estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país. De acordo com a Justiça Eleitoral, a unidade federativa tem mais de 34 milhões de eleitores. Segundo maior colégio eleitoral do Brasil, Minas Gerais tem menos da metade desse eleitorado: menos de 17 milhões de votantes.

Dados da pesquisa referente à desaprovação de Lula em São Paulo

O presidente Lula da Silva: para o meio político, controle das redes sociais é estratégico para o futuro da esquerda no Brasil | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pernambucano, Lula tem o Estado de São Paulo como domicílio eleitoral | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com o Paraná Pesquisas, a margem de erro do levantamento que mostra a desaprovação do presidente Lula no Estado de São Paulo é de 2,4 pontos porcentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais. Além disso, o instituto informa que o grau de confiança do material é de 95%.

A equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 1.680 eleitores em potencial em 85 dos 645 municípios paulistas. O trabalho de campo ocorreu de 21 a 24 de agosto.

Oeste

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem