O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou nesta quinta-feira (21) mais uma agenda internacional, agora em Bogotá, na Colômbia, onde acontece a 5ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O encontro, sediado na Casa de Nariño, residência oficial do presidente colombiano Gustavo Petro, reúne líderes, chanceleres e representantes das oito nações amazônicas: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Com a nova viagem, Lula atinge 31 dias fora do Brasil apenas em 2025. Desde o início do terceiro mandato, já foram 119 dias de ausência do território nacional, em 35 viagens para 36 diferentes países. Entre os destinos deste ano, estão Uruguai, Vietnã, Japão, Vaticano, Rússia, China, França, Canadá, Argentina, Chile e Colômbia.

A comitiva brasileira na Colômbia inclui a primeira-dama Janja da Silva e os ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral). Durante o encontro, Lula deve firmar a “Declaração de Bogotá”, com foco nas mudanças climáticas, e propor apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, estimado em US$ 125 bilhões, que busca remunerar países pela preservação florestal.

Além de consolidar compromissos em defesa da Amazônia, a cúpula também prepara estratégias conjuntas para a COP30 e abre espaço de diálogo com a sociedade civil, povos indígenas e comunidades tradicionais, reforçando a cooperação entre os países da região.

PE Notícia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem