![]() |
Donald Trump Foto: EFE/EPA/YURI GRIPAS/POOL |
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu assinar uma ordem executiva e liderar um “movimento” para que o país se livre das cédulas de votação por correio e também das máquinas que contabilizam os votos, que de acordo com ele são “altamente imprecisas, muito caras e seriamente controversas”. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (18), por meio da plataforma Truth Social.
– [As máquinas] custam dez vezes mais do que o preciso e sofisticado papel com marca d’água, que é mais rápido e não deixa NENHUMA DÚVIDA, no final das contas, sobre quem GANHOU e quem PERDEU a eleição – escreveu.
O republicano afirmou ainda que os EUA são o “único país do mundo que usa a votação por correio”, e que todos os outros desistiram desse modelo devido à “massiva fraude eleitoral encontrada”.
– Começaremos este esforço, que será fortemente oposto pelos democratas porque eles trapaçam em níveis nunca vistos antes, assinando uma ORDEM EXECUTIVA para ajudar a trazer HONESTIDADE às eleições de meio de mandato de 2026 – assinalou.
O chefe da Casa Branca conclamou os estados a se submeterem ao governo federal.
– Lembre-se, os estados são meramente um “agente” do governo federal na contagem e tabulação dos votos. Eles devem fazer o que o governo federal, representado pelo presidente dos Estados Unidos, lhes ordena, PARA O BEM DO NOSSO PAÍS. Com suas HORRÍVEIS políticas de esquerda radical, como fronteiras abertas, homens jogando em esportes femininos, transgênero e “WOKE” para todos, e muito mais, os democratas são virtualmente inelegíveis sem usar esse GOLPE do correio completamente refutado – adicionou.
Para Trump, as eleições nunca poderão ser honestas com cédulas de votação por correio. Ele garantiu que o Partido Republicano lutará para “trazer a honestidade e integridade” de volta aos pleitos do país.
– A farsa do voto por correio, usando máquinas de votação que são um desastre completo e total, deve acabar agora!!! Lembre-se, sem eleições justas e honestas e fronteiras fortes e poderosas, você não tem nem a aparência de um país – finalizou.
As eleições de 2026 são importantes para Donald Trump, porque o país irá renovar 435 assentos da Câmara dos Representantes e um terço dos 100 assentos do Senado. Os republicanos precisam manter sua maioria para dar continuidade ao projeto de país do atual presidente.
Atualmente, os EUA possuem três modalidades: a votação por correio, a antecipada e a tradicional. No caso da primeira, os eleitores pedem uma cédula de voto pelo correio, a preenchem e enviam de volta até uma data limite.
No caso do voto antecipado, alguns estados permitem que os eleitores votem presencialmente em locais designados antes do dia oficial da eleição para evitar filas. Já o voto tradicional costuma acontecer na terça-feira seguinte à primeira segunda-feira de novembro nos anos de eleição. Nesse modelo, o eleitor vai até seu local de votação e escolhe seu candidato em uma cédula de papel, urna eletrônica ou scanner ótico, a depender do estado.
Pleno News
Postar um comentário