![]() |
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, durante almoço com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto - 12/3/2025 | Foto: Ton Molina/Foroarena/Estadão Conteúdo |
Uma compilação de pesquisas de intenção de voto feitas neste ano revela que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, de 43 anos, se destaca como principal nome da oposição em um eventual confronto eleitoral direto contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com os dados, ela tem índices de intenção de voto superiores aos do ex-presidente Jair Bolsonaro, seu marido.
Em algumas ocasiões ao longo de 2025, Michelle chegou a ultrapassar Lula nas médias ponderadas das pesquisas. Nos estudos mais recentes, a diferença entre ambos caiu para 1,4 ponto porcentual, atualmente com vantagem para o petista.
O levantamento foi realizado pelo portal Poder360, que analisou pesquisas de seis institutos — AtlasIntel, CNT/MDA, Datafolha, Futura Inteligência, Paraná Pesquisas e Quaest — entre 1º de janeiro e 18 de setembro. Para obter uma visão mais precisa das tendências, o portal utilizou a metodologia de médias ponderadas, ajustando eventuais distorções pontuais dos porcentuais.

Apesar da disputa acirrada, Lula lidera contra todos os possíveis adversários, segundo os dados compilados. O cenário favorável ao petista se consolidou nos últimos dois meses, influenciado pela imposição de tarifas por Donald Trump sobre produtos brasileiros e a repercussão do julgamento de Jair Bolsonaro, condenado por um suposto golpe de Estado, o que foi amplamente repercutido na imprensa.

Nesta terça-feira, 23, Lula ganhou visibilidade ao discursar na abertura da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. Na sequência, recebeu convite público do presidente dos EUA para uma reunião, apesar de ter repetido muitas vezes que “Trump não quer conversar”. O dia também registrou recorde no Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, e queda do dólar para R$ 5,27.

Além de Michelle, pesquisa compara Lula com outros candidatos
Os infográficos do Poder360 mostram a comparação das intenções de voto em cenários de segundo turno entre Lula, de 79 anos, e adversários como Tarcísio de Freitas, de 50 anos, Ratinho Junior, de 44 anos, Romeu Zema, de 60 anos, e Ronaldo Caiado, de 75 anos, governadores de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás, respectivamente.

O Poder360 mantém um agregador de pesquisas eleitorais, que reúne dados de milhares de levantamentos desde 2000. Em anos de eleição, apenas pesquisas registradas na Justiça Eleitoral e com metodologia conhecida são publicadas.
Oeste
Postar um comentário