A chegada de 2.299 novos policiais militares às ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR) já mostra reflexos imediatos na segurança pública. O reforço, iniciado em 18 de agosto, resultou em reduções expressivas nos índices de criminalidade, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS).
De acordo com os dados, no período de 18 de agosto a 16 de setembro de 2025, comparado ao mesmo intervalo de 2024, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) caíram 31,2%. Já os casos de furto em Recife tiveram queda de 15,18%, enquanto os roubos a ônibus apresentaram uma redução histórica de 90%.
Ação dos “Laranjinhas”
Apelidados de “laranjinhas” pela população, os novos policiais — sendo 1.979 homens e 320 mulheres — estão em fase de prática operacional supervisionada, mas já reforçam a sensação de segurança nas ruas. Além da presença ostensiva, a produtividade da Polícia Militar aumentou: 456 celulares roubados foram recuperados contra 311 no mesmo período de 2024. As apreensões de armas de fogo cresceram 20%, com 77 unidades retiradas de circulação.
O comandante geral da PMPE, Cel. Ivanildo Torres, destacou a importância da permanência dos novos policiais nas ruas. “Eles vão permanecer na rua porque isso realmente trouxe a sensação de poder andar tranquilo na Região Metropolitana”, afirmou.
Estrutura e ampliação do efetivo
Nos primeiros 30 dias, a Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) registrou 66.535 lançamentos de efetivo, com média de 2.218 por dia. Além da atuação policial, os novos PMs também participaram de ações sociais, como campanhas de doação de sangue.
O delegado-geral da Polícia Civil, Renato Rocha, destacou que o impacto da chegada dos novos agentes já se reflete no aumento de registros, inquéritos e procedimentos. Ele também anunciou reforço para a Polícia Civil: 445 novos agentes estão em formação e devem concluir o curso até novembro, com mais 445 previstos para início em seguida.
Projetos de destaque
Entre as ações de maior resultado neste primeiro mês, dois programas ganharam destaque:
-
Alerta Celular: sistema de cadastro de celulares que permite a devolução dos aparelhos recuperados aos legítimos proprietários.
-
Projeto Recupera: ação voltada à identificação e devolução de celulares subtraídos, muitas vezes mediante entrega voluntária em delegacias.
Segurança fortalecida
O Governo de Pernambuco, sob a gestão da governadora Raquel Lyra, aposta na integração entre Polícia Militar e Polícia Civil para manter os indicadores de queda da violência. Em 2024, Pernambuco já havia registrado o menor número de roubos desde o início da série histórica em 2007, e agosto foi o mês com menos ocorrências. Agora, com o reforço dos “Laranjinhas”, a expectativa é de que esse cenário positivo seja consolidado e ampliado.
PE Notícia
Postar um comentário