Acabou a espera! O Galo da Madrugada gigante, símbolo do maior bloco carnavalesco do mundo, foi erguido às 3h20 desta sexta-feira (21) e já está reinando na Ponte Duarte Coelho, na Boa Vista, Centro do Recife, para alegria do folião recifense. O chamado “Galo Circense de olho no futuro”, com 28 metros de altura e sete toneladas, veio ecofuturista, vestido com resíduos tecnológicos, e tem luzes de LED como a principal atração.



Eu queria rever as previsões da “moda futurista” dos anos 60 e repensar como aquela estética geométrica circular padronizada dialogaria com a realidade de hoje. Foi aí que surgiu uma fantasia escultórica, com estrutura modulada de discos de vinil descartados, composta por materiais alternativos e sobras do Galo Artesão (2019), questionando o próprio lixo tecnológico como desejo de consumo e ponto de partida para uma artesania autoral. A sustentabilidade não sai da moda e ela tem seu legado fundamental nessa história”, explicou o artista Leopoldo Nóbrega, responsável por confeccionar a alegoria.

Ao todo, são 38 placas de LED de alta resolução e mais de mil clusters de LED que iluminam o Galo Gigante. Cada placa de LED faz parte de um mapa digital com programação sofisticada de efeitos gráficos e luminosos.

Utilizando elementos do circo, a gola da vestimenta do Galo é uma referência aos séculos XVI e XVII, mas um elemento sempre presente nos personagens do picadeiro. As cores escolhidas remetem à explosão de energia da infância. Essas cores estão, principalmente, em vinis pintados por crianças de 3 a 12 anos e alinhados a placas de LED, fazendo alusão ao "fuxico", a arte de emendar retalhos produzindo um efeito colorido.

Desfile do Galo da Madrugada

O cortejo do Galo acontece no próximo sábado. A farra começa às 9h com a tradicional anunciação dos clarins e trombetas dos carros alegóricos que este ano percorrem todo o trajeto do bloco contando, de forma lúdica, a história da Xilogravura e da Literatura de Cordel. O desenho dos carros tem a assinatura do cenógrafo Ary Nóbrega, responsável há 30 anos por essa missão.

A exemplo de outros anos, em 2020, os trios elétricos que sairão no Galo da Madrugada serão comandados por artistas pernambucanos, que convidaram grandes nomes da música nacional para participar do maior bloco do mundo. Entre os artistas confirmados estão, Romero Ferro, Pablo Vittar, Armandinho, Bia Villachan, Marcelo Falcão, Michele Melo, Almir Rouche, Margareth Menezes, Fafá de Belém, André Rio, Maestro Forró, Fulô de Mandacaru, Elba Ramalho, Fabiana Pimentinha e Irah Caldeira.

JC

Comentários

أحدث أقدم