![]() |
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem |
Conforme o blog revelou em primeira mão, na semana passada, a Prefeitura do Recife obteve a aprovação dos vereadores do Recife para antecipar, de forma opcional para os contribuintes, a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício de 2021, como forma de manter a arrecadação e dar respostas aos serviços públicos em momento de comércio fechado por conta do coronavírus.
Depois de Mendonça Filho (DEM) e de Charbel Mauron (Novo), a pré-candidata do Podemos à Prefeitura do Recife, Patrícia Domingos, se posicionou de forma contrária à medida adotada pela gestão do PSB para manter a arrecadação do município neste momento de crise.
Em vídeo publicado no seu perfil no Instagram na última sexta-feira (27), a delegada disse que a medida é “absurda” e “ilegal”.
A proposta de Geraldo Julio ganhou repercussão nacional. Para Patrícia Domingos, a antecipação da cobrança do imposto gera “indignação” em meio à crise gerada pela pandemia do coronavírus.
“É de uma total insensibilidade com esse momento que a gente vive antecipar pagamento de imposto. Como se nós, moradores do Recife, tivéssemos que arcar com a calamidade financeira da cidade do Recife. (…) Essa cobrança é ilegal porque você não pode cobrar nenhum tributo sem que tenha ocorrido um fato gerador”, criticou a pré-candidata do Podemos.
Também na semana passada, sem citar nenhum dos oposicionistas, a gestão do Recife havia divulgado uma nota oficial destacando que a antecipação era opcional.
“A Prefeitura do Recife informa que o Programa Emergencial de Pagamento do IPTU e Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Domiciliares (TRSD), enviados para a Câmara Municipal do Recife, trata de antecipação voluntária do pagamento dos impostos”, destaca, em nota, a gestão municipal.
“O recifense que quiser pagar o imposto do ano que vem neste ano, colaborando com as ações do Plano Municipal de Contingenciamento Covid-19, terão a opção de fazer o pagamento com desconto de 15%. A Prefeitura do Recife ressalta que nenhum recifense será obrigado a antecipar o pagamento do seu imposto, que a participação no programa é opcional”, complementa Prefeitura do Recife.
Blog de Jamildo
إرسال تعليق