Além desse, um segundo caso de um homem de 69 que morreu na terça-feira (17) em Niterói também está sob investigação.
Ela era empregada doméstica e trabalhava no Rio de Janeiro. A mulher teve contato com sua patroa, que havia viajado à Itália, país com alta incidência de casos da covid-19, foi submetida a teste e teve confirmada a doença.
"Estamos todos consternados e tristes. Meus sentimentos a familiares e amigos. Esse vírus nos atinge a todos. É momento de reflexão e de pensarmos nos que mais amamos. É por isso que reforço para que as pessoas não saiam de casa, que orem e que acompanhem todas as orientações do Ministério da Saúde e da nossa Secretaria de Saúde, para que sigamos juntos unidos contra esse mal que assola o mundo”, lamenta o governador Wilson Witzel.
A mulher, que era diabética e hipertensa, apresentou sintomas no domingo (15), segundo a Secretaria. Deu entrada em um hospital do município na segunda (16), apresentou piora no quadro e morreu na terça (17), quando o material chegou para a análise do laboratório do estado. Ela teve contato com paciente confirmado que viajou ao exterior.
“Quero também expressar a minha solidariedade a essa família. Faço um apelo à população que acredite na gravidade da situação e siga as orientações das autoridades de evitar sair de casa e ir a unidades de saúde sem necessidade. Reforço que nós não vamos descansar na luta para que casos como esses ocorram em menor número possível”, diz o secretário de Saúde, Edmar Santos.
Caso em Niterói
O prefeito Rodrigo Neves, de Niterói, cidade do Rio de Janeiro, confirmou, nesta quinta-feira (19), que a morte de um idoso de 69 anos na cidade foi causada pelo novo coronavírus. Ainda será feita a contraprova para confirmação. Caso diagnosticado, será a primeira fatalidade pela covid-19 no estado fluminense. O caso não está entre o balanço do Ministério da Saúde, que divulgou quatro mortes no Brasil até essa quarta-feira (18).
Segundo informações do O Globo, o paciente morreu na noite de terça-feira (17) no Hospital Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A viúva da vítima está internada na mesma unidade de saúde e apresenta quadro de saúde estável, de acordo com o jornal.
"Ao que tudo indica, o exame aponta para o coronavírus. Infelizmente, tudo indica isso. O primeiro exame confirmou, mas falta o segundo ainda. Ele contraiu do enteado, que veio de uma viagem do exterior", disse o prefeito Rodrigo Neves em entrevista a um jornal local.
O secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, afirmou que o resultado da contraprova vai demorar alguns dias, sem especificar quantos. Até o momento, Niterói tem cinco casos confirmados de coronavírus.
JC

إرسال تعليق