![]() |
| FOTO: REPRODUÇÃO / INSTAGRAM |
Uma das referências do jornalismo esportivo brasileiro, o repórter Tino Marcos está deixando o Grupo Globo após 35 anos integrando uma emissora. No total, ele participou de seis Olimpíadas, oito Copas do Mundo e 30 anos na cola da Seleção Brasileira. Tino fica na Globo até o fim de fevereiro, mês em que ele finaliza uma série de reportagens para a emissora, prevista para ser exibida em julho. Por meio de uma comunicado oficial, Tino agradeceu o tempo em que esteve integrando o Grupo Globo, afirmando que se despede de maneira alegre da emissora que foi sua casa por 35 anos.
"Nesses anos todos eu fiz tudo. Não tem lacuna. Fui a Pan-Americano, Sul-Americano ... Tudo. A palavra mais forte de tudo é gratidão. Gratidão à vida por ter me permitido ... Por eu ter podido fazer aquilo que, para mim, sempre foi uma diversão. Sempre sonhei com uma despedida da Globo alegre, leve. Me preparei para isso gradativamente. Tive a cumplicidade total da direção na condução desse tipo de modelo ", explicou Tino Marcos.
Sabedor de que chegaria, vira e mexe eu pensava nele: o dia em que sairia da Globo.
- Tino Marcos (@tinomarcosreal) 2 de fevereiro de 2021
Ele deveria ser planejado pra, então, ser festejado.
E chegou desse jeitinho mesmo.
Com uma sensação bombando, justo a que eu mais desejava: a gratidão.
Obrigado a tantos, de tantas gerações.
Tino Marcos completa afirmando que uma pandemia do novo coronavírus, presente no mundo desde o ano passado, foi algo decisivo para a decisão do repórter, uma vez que ele era um profissional focado em matérias especiais e grandes produções, algo que ficou restrito por conta da pandemia, que recomenda o isolamento social e diminuiu uma série de atividades presenciais.
"A pandemia é uma variável decisiva nesse processo. Tornou inviável o modelo de trabalho que eu vinha tendo, voltado para matérias com mais fôlego, séries, grandes produções. Isso se resumiu muito. E tem todo um contexto. Minha filha se formando na faculdade. , minha esposa se aposentando esse ano, eu perdi os meus pais. A vida, 2021, está me trazendo muitas novidades. Por agora é isso aí. Viver essa pandemia, ficar em casa o máximo que eu posso. O que eu gosto mesmo é de produzir conteúdo, contar histórias ", completou o repórter.
UM MEME PARA A HISTÓRIA
Quem acompanhou as transmissões da Seleção Brasileira não esquece do repórter Tino Marcos falando "Galvão!" e o narrador respondendo "Fala, Tino!", e o repórter informando: "Sentiu!", em alusão a uma lesão de algum jogador. Esse diálogo, que atravessa gerações, é o responsável por vários memes na internet.
O meme ao vivo do Galvão com o Tino Marcos
?????????????????????????????????????????????????? ????????????????????????????????????????????????????????????????? ????????????????????????????????????????????????????????????????? ??????????????? pic.twitter.com/QIglgok4s9
CONFIRA A NOTA OFICIAL DO GRUPO GLOBO
Por meio de uma nota oficial assinada pelo diretor de Conteúdo de Esportes da Globo, Renato Ribeiro, uma emissora agradeceu os serviços prestados por Tino Marcos, afirmando que o repórter foi um dos responsáveis pela criação de um jeito único e bem brasileiro de se contar histórias esportivas na TV.
Em julho de 2019, Tino Marcos nos espera uma mudança. Queria deixar a cobertura da Seleção Brasileira e o dia-a-dia em geral para se dedicar a projetos especiais. Era o primeiro passo de uma ideia maior: de, aos poucos, se despedir da reportagem.
Na semana passada, Tino nos bebeu novamente pra dizer que esse dia chegou. É raro alguém ter a sabedoria, a coragem e a serenidade de decidir parar no auge. Tino quer curtir a vida e ficar perto da família depois de tantos domingos trabalhados, de tantas viagens longas, de tanto tempo anterior de casa. Sem exagero algum, Tino Marcos deixar a reportagem é como Pelé se despedir dos campos.
Tino entrou no Globo em maio de 1986 e foi um dos responsáveis pela criação de um jeito único e bem brasileiro de se contar histórias esportivas na TV. Um gênio do audiovisual, da decupagem frame a frame, da pergunta exata, do texto perfeitamente casado com a imagem. Um estilo que influenciou gerações. Tino é até hoje referência. As reportagens dele se confundem com a história do esporte brasileiro nos últimos 35 anos.
Pra se ter uma ideia do peso de Tino Marcos, no início da carreira - ainda noCruzeiro- o sonho do Ronaldo era ser entrevistado por ele num jogo do Brasil. Há a história de um aniversário do Fenômeno em Bento Ribeiro em que a maior atração da festa foi o Tino. Ronaldo teve que pedir pra todos "deixarem o Tino em paz pra ele trabalhar."
O microfone do Tino marcou uma carreira inteira do Fenômeno e de muitos outros craques. Foi o repórter do tetra e do penta. Soube se reinventar, mudando a linguagem das reportagens ao longo do tempo. Generoso, enumerar na carreira de inúmeros repórteres (me incluo nessa longa lista). Foi inspiração de muita gente. Qual repórter não foi chamado de Tino nas ruas? Virou sinônimo do ofício.
Tino continuar conosco ainda no mês de fevereiro para finalizar os episódios de uma série olímpica para o JN, que irá ao ar em julho. Será seu último presente para todos como repórter. Mas as portas da Globo sempre estarão abertas para qualquer tipo de parceria com o Tino no futuro. Em nome da Globo e de todos os colegas só tenho a agradecer, Tino, por tudo o que fez esses anos. Por ter sido quem foi. Pelo resultado que deixa.
-Galvão!
-Diga lá, Tino!
-Sentiu.
Sentiremos todos, Tino. Seja feliz com Virginia, Pilar e Laura. Sinta-se abraçado por todos os seus colegas, amigos e fãs,

إرسال تعليق