Os rodoviários fecharam a avenida no sentido Bairro do Recife. Eles interromperam o fluxo das duas faixas desde o início da via, na esquina com a Rua da Aurora. Alguns trabalhadores ficaram no cruzamento entre as duas vias com cartazes com a frase "Vacina já". Um carro de som também foi levado para o local.
De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), o protesto também afetou a Rua do Sol, a Avenida Guararapes e a Ponte Duarte Coelho, onde os ônibus também foram estacionados. Com isso, os coletivos não estavam circulando nessas áreas.
Rodoviários paralisaram atividades pedindo vacina contra a Covid-19 no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
A vacinação dos trabalhadores do transporte coletivo, de acordo com o plano de operacionalização da vacinação em Pernambuco, está prevista para a quarta etapa da campanha, depois dos idosos, trabalhadores de saúde, indígenas, deficientes, professores, policiais e pessoas com doenças crônicas.
Há, nessa categoria, cerca de 22.912 profissionais. De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Aldo Lima, o protesto não foi organizado pela entidade que representa os trabalhadores.
"Estamos de acordo com a exigência e estamos fazendo manifestações nesse sentido, para que a categoria seja vacinada. Tivemos mais de 30 mortes de profissionais e sabemos que desempenhamos um trabalho essencial. É obrigação do estado garantir a vacinação e, por isso, estamos em contato com o poder público fazendo essa cobrança", afirmou Lima.
Rodoviários do Grande Recife pediram vacinação da categoria contra a Covid-19 — Foto: Reprodução/WhatsApp
O Grande Recife Consórcio, que gerencia o transporte coletivo na região, afirmou que "foi surpreendido" pelo protesto e que "o que se sabe até o momento, extraoficialmente, é que a ação foi organizada por um grupo de oposição ao sindicato da categoria".
O Consórcio informou que, os ônibus que vinham do Corredor Leste/Oeste em direção ao Centro do Recife foram desviados a partir da Praça do Derby. Os que saíram do Corredor Norte/Sul foram desviados na Avenida Cruz Cabugá, na altura do Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro.
O órgão disse, também, que os coletivos que em direção ao Terminal de Santa Rita não sofreram alteração.
O G1 também entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde e foi informado que os trabalhadores "serão contemplados de acordo com a disponibilidade de doses da vacina, que estão sendo adquiridas e encaminhadas aos estados pelo Ministério da Saúde (MS)".
A secretaria afirmou, ainda, que "tem pactuado com os municípios pernambucanos, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o público prioritário da vacinação contra a Covid-19 neste primeiro momento da campanha" e que, com isso, "estão sendo contemplados trabalhadores de saúde, população indígena, idosos, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizada, povos quilombolas e forças de segurança e salvamento".
"Com o envio de mais doses pelo Ministério da Saúde, será dado seguimento ao plano", disse a SES. Por fim, a secretaria também disse que "tem feito todas as ações que lhe cabe para acelerar o processo".
Vacinação
Até a segunda-feira (12), Pernambuco aplicou 1.409.013 doses da vacina contra a Covid- 19, das quais 1.086.058 foram primeiras doses e 322.955 foram segundas doses.
G1
Postar um comentário