"Temos Um Problema Duplo Com Uma Epidemia de Influenza Dentro da Pandemia de Covid", Diz Paulo Câmara - Foto: Heudes Régis/sei

 

Governar é contrariar interesses. O governador Paulo Câmara sabe que, nas próximas semanas, a menos que Pernambuco seja um ponto fora da curva, terá de proibir qualquer tipo de festa privada que gere aglomeração, seja com 3mil, 300 1 mil pessoas.

A sabedoria popular ensina que não dá para mudar uma realidade, ainda que ela nos seja difícil. Ou como aquele conhecido comercial da Casa Lux: "o cego é aquele que não quer ver".

Isso quer dizer que não dá para achar que o impacto da variante ômicron vai fazer o Estado de Pernambuco é suficiente para liberar a festa fechada no Carnaval com segurança e risco de novas contaminações.

Também quer dizer que, como aconteceu nos demais países, o pico da covid-19 vai chegar e, no nosso caso, bem perto do Carnaval. Não é uma expectativa. É uma possibilidade matemática.

Então, importante para quem acha que é resolver, para resolver e fazer festa com todas as medidas de segurança, também com a possibilidade de cancelamento - porque ela é real.

O fato novo na pandemia da covid-19 é que a ômicron simplesmente contamina mais. Felizmente com menos gravidade. Mas contamina mais e ponto.

Achar para juntar 3 mil, 5 mil e uma probabilidade de casos é que não vai provocar o freguês.
Se o governo do Estado autoriza, sabe que vai ter reflexo nos hospitais públicos e privados. Só precisa fazer a conta do custo social e de saúde.

Todo mundo acha que é legal fazer festa. E é. Mas não tem isso de medidas sanitárias com 3 mil pessoas bebendo, suando e dançando junto. Estão querendo a quem, além de si mesmos?

Existem momentos em que a realidade se impõe. Não dá para mudar.

Então, é bom saber que o que pode acontecer é a coisa piorar. Melhorar não tem como diante do que já se observa no resto mundo.

Mas tem gente que sempre acha que o mundo pode ser do jeito que sonha. Paciência.

JC

Comentários

أحدث أقدم