![]() |
Não há comprovação científica de que os eventos meteorológicos sejam a causa direta dos tremores | Foto: Foto: Agência Brasil |
Durante coletiva de imprensa no G20, nesta segunda-feira, 11, o presidente Lula associou o terremoto no Marrocos às mudanças climáticas. A tragédia deixou mais de dois mil mortos. Além disso, o petista sugeriu que a humanidade tem responsabilidade pelo ocorrido.
“Um terremoto que também não tem muita explicação a não ser a mudança do clima, a não ser o que nós estamos fazendo com o planeta”, disse o presidente.

Não há comprovação científica de que os eventos meteorológicos sejam a causa direta dos tremores.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, estatisticamente, há distribuição igualitária de terremotos nos diferentes climas. A agência afirma que tempestades intensas, incluindo furacões e tufões, até podem desencadear o que descreve como “tremores lentos” — esses eventos, porém, não seriam significativos. “Não existe ‘clima de terremoto'”, constata a agência.
Terremoto no Marrocos
Na noite da sexta-feira 8, um tremor de magnitude 6,8 na Escala Richter atingiu o Marrocos. De acordo com as autoridades do país, grande parcela das mortes ocorreu em regiões montanhosas, onde o acesso é mais difícil. O terremoto ocorreu depois das 23 horas, no horário local e sensibilizou o mundo.
Oeste
إرسال تعليق