Foto: Zeca Ribeiro

 

O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE), aos 24 anos, consolidou-se como uma das novas lideranças da bancada pernambucana no Congresso Nacional ao ser eleito 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados neste sábado (1º). A eleição ocorreu de forma consensual, após a costura política liderada por Hugo Motta (Republicanos-PB), novo presidente da Casa. A vitória de Lula da Fonte representa a continuidade da influência do PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na condução dos trabalhos legislativos.


Filho do também deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), Lula da Fonte está em seu primeiro mandato e já demonstra forte atuação parlamentar. Ele é titular nas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Saúde; e de Fiscalização Financeira e Controle. Além disso, apresentou 14 projetos de lei, 1 projeto de lei complementar e onze propostas de emenda à Constituição (PECs). Apesar de nenhuma de suas propostas ter sido transformada em lei até o momento, sua eleição para a Mesa Diretora reforça seu potencial como uma das promessas políticas da nova geração.


A composição da Mesa Diretora reflete a diversidade partidária e regional da Câmara. A primeira vice-presidência ficou com Altineu Côrtes (PL-RJ), enquanto a segunda vice será ocupada por Elmar Nascimento (União-BA). A primeira secretaria coube a Carlos Veras (PT-PE), e a terceira e quarta secretarias ficaram com Delegada Catarina (PSD-SE) e Sérgio Souza (MDB-PR), respectivamente. Com apenas 24 anos e ainda cursando faculdade de Direito, Lula da Fonte destaca-se não apenas por sua juventude, mas também por sua rápida ascensão no cenário político nacional, reforçando a força do PP na estrutura de poder da Câmara.


PE Notícia

Comentários

أحدث أقدم