Imagem de Arquivo Mostra Motorista Checando Placa de Carro Em Meio a Alagamento no Recife — Foto: Marlon Costa/pernambuco Press

 

Em dias de chuva forte, como a que atingiu o Grande Recife nesta sexta (30) e causou transtornos para a população, veículos podem perder as placas ao passar em vias alagadas. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) prorrogou o prazo para fazer a substituição sem agendamento: o serviço pode ser realizado a partir de segunda (3) até 21 de julho.


O Detran também informou que:


Para solicitar a nova placa dianteira, não é preciso fazer uma vistoria prévia;


No caso da placa traseira, só é possível obter a ordem de emplacamento depois de realizar a inspeção veicular (vistoria).


"A Diretoria do Detran enviou ofício circular para as entidades fiscalizadoras do Sistema Nacional de Trânsito, para que, durante a fiscalização de trânsito, seja considerado esse prazo", disse o órgão estadual.

Para substituir a placa do veículo, é necessário seguir os passos abaixo:


Procurar um ponto de atendimento do Detran para solicitar a ordem de emplacamento: no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife; nas lojas de atendimento dos shoppings centers e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans);


Após pegar a ordem de emplacamento, ir até uma das lojas de placas credenciadas para providenciar o emplacamento. Para os veículos que ainda estão com placa cinza, é preciso fazer uma vistoria e colocar o par de placas modelo Mercosul.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem qualquer uma das placas de identificação:


  • É infração gravíssima;


  • Resulta em sete pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);


  • Gera uma multa no valor de R$ 293,47;


  • Faz com que o veículo seja removido para o depósito do Detran.


G1

Comentários

أحدث أقدم